FAQ

Aqui estão publicadas perguntas que vão de simples à avançadas (com termos técnicos), buscando facilitar o entendimento e fornecendo uma base de conhecimento compartilhada. Caso você possua alguma pergunta não respondida por esta FAQ pode naturamente acessar nosso forum e enviar sua questão.

001: O que é o sistema Lucrativo?

O sistema Lucrativo é um conjunto de programas de computador com foco na facilidade administrativa, e, destina-se a pequenas e médias empresas que desejam um ERP abrangente e seguro e que atua integrando totalmente os setores administrativo, comercial, financeiro, assistência, pdv, estoque e/ou produção.

002: O sistema Lucrativo é estático?

Não. O sistema Lucrativo é um software em constante evolução, tanto que suas versões são indicadas por números que evoluem, 0.2.27 onde 0 é a versão principal, 2 é a subversão e 27 é a atualização atual dentro da versão. Se você observar os históricos verá que as versões evoluem rapidamente, chagando a aumentar de 2 a 3 vezes a cada 30 dias.

003: Podemos configurar uma impressora só para as notas fiscais?

Sim. Inclusive o sistema faz a seleção automática da impressora.

004: O sistema possui manual?

Sim. Fica hospedado em nosso site. E, qualquer mudança no mesmo é feita de maneira on-line.

005: Em quantos computadores posso ter o sistema Lucrativo?

Você pode ter em tantos computadores quanto seu Contrato de Licença de Uso prever. Tecnicamente falando o sistema trabalha com banco de dados relacional, portanto, a limitação de estações existirá somente se o banco de dados selecionado para operar com o sistema possuir tal limitação, ou ainda, por alguma dificuldade de agilidade. Acreditamos que 200 estações é um número perfeitamente aceitável em uma rede interna, e observamos que a partir de 5 estações é imprescindível que a empresa opere com um servidor totalmente dedicado para segurança das informações.

006: Como atualizar os programas com base na disponibilidade do servidor, ficando assim minha estação com a mesma versão disponível em meu servidor?

Você deve acessar o menu na tela principal do lucrativo e selecionar a opção “Atualizar programas com base no servidor”.

088: Como resolver alguma mensagem de erro que por ventura apareça ao finalizar o sistema?

Você deve fazer o download do FR.ini de nosso site e gravar na pasta correspondente ao modulo em que ocorre o problema (ex. C:\Arquivos de Programas\Lucrativo\Comercial\ para o comercial) substituindo o arquivo que houver nesta pasta. Caso esteja sem acesso a internet uma opção é a abertura do arquivo FR.ini da respectiva pasta e limpar todo o seu conteúdo.

089: Como resolver erro ao gerar um relatório?

Existem duas maneiras de solucionar este tipo de dificuldade. Primeiramente, se o relatório já funcionava e deixou de funcionar sem explicações você deve ir em “Configurações de Impressoras” e selecionar uma impressora que esteja disponível como Padrão (Definir como impressora padrão).
Caso você nunca tenha gerado o relatório e o mesmo por ventura não funcionou você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecionar a opção Pegar a versão atual deste relatório por downloadCtrl+Alt+U

090: Como resolver o erro “Field ‘PARXXXXXXXXX’ not found”?

Este erro indica que você fez uma atualização no sistema e ainda não concluiu adequadamente o processo. A solução é fazer download do sistema SUPORTE na pasta adequada e acessar a opção "Banco de dados -> Criar / Atualizar tabelas"

101: Observei que ao acessar uma janela de relatórios não tem nenhum relatório disponivel, como faço para aparecerem as opções?

Nesta situação você não deve estar com nenhum relatório visível. A maneira mais rápida de resolver é clicando com o botão direito dentro da janela e clicando “Recuparar todos os relatórios desta janela – CTRL+Ins. Caso ainda não resolva pode ser que você não esteja com este relatório no seu servidor, então deve fazer o procedimento de baixar relatórios com base na internet, descrita no item GERADOR DE RELATÓRIO do manual.

102: Como corrigir este erro “Arquivo não existe fortuna.ini”?

Este erro indica que você não esta executando o sistema na pasta correta ou ainda que você excluiu acidentalmente o arquivo fortuna.ini que fica na pasta principal do sistema: Lucrativo.

103: Como configurar o servidor Linux para ajustar a data e hora automaticamente?

Para que o servidor linux ajuste data e hora com base na internet você deve acrescentar o seguinte script na inicialização:
netdate tcp ntp.pads.ufrj.br && hwclock –localtime –systohc
** Crédito: Esta dica foi publicada no site: Comunidade LinuxBSD em Seg Fev 16, 2004 3:20 am por ksk **

504: Desenvolvimento: CVS com o seguinte erro: “checksum failure after patch to”?

É provavel que seu servidor esteja com data desajustada em relação a data de publicação de alguma alteração. Neste caso você deve ajustar a data do servidor, excluir os arquivos afetados por este problema e fazer um CVS update novamente.